segunda-feira, 25 de março de 2013

Exposição dos trabalhos dos alunos

Como o prazo de conclusão do projeto "Ícones da Música" está apertado, decidimos antecipar a exposição com os trabalhos já feitos pelos alunos do Curso de Introdução à Pintura, ação culminante deste projeto. A Fundação Cultural Prof. Mota abrigará esta pequena exposição de apenas uma semana e, como mostra da sua boa vontade com as práticas culturais da região, deixou seu espaço à disposição para a continuação do curso (vontade demonstrada pelos alunos para um melhor aperfeiçoamento de suas capacidades) e futuros cursos que possam vir. A exposição que começou hoje terá duração até o próximo sábado, dia 30... visite!

-------------------------------------------------------------------------
Exposição dos alunos do Curso de Introdução à Pintura.
-------------------------------------------------------------------------
Local: No salão principal da Fundação Cultural Prof. Mota
Data: de 25/03/2013 à 30/03/2013
Horário de funcionamento: horário comercial
Entrada franca

Empasto

A técnica da última aula foi a do empasto, artifício que foi muito usado, por exemplo, pelo pintor holandês Vincent Van Gogh. Neste tipo de pintura é necessário carregar bastante na quantidade de tinta, o que faz com que a pintura ganhe mais expressividade e textura. Vejam as fotos:


terça-feira, 19 de março de 2013

A Espátula

A última aula do Curso de Introdução à Pintura foi sobre pintura com espátula. É sempre necessário lembrar aos alunos que não há o tal "jeito certo" de pintar que muitos acreditam... lembrar aos participantes que cada um tem o seu jeito particular de pintar é algo que sempre é repetido no curso. O que é ensinado são as técnicas de pinturas e algumas dicas importantes que ajudam muito para alcançar um resultado melhor... portanto, não importa muito se o aluno pega no pincel com três dedos, se não usa pincel, se pinta com o fundo do tubo de tinta, e etc. Mas o aluno precisa conhecer as ferramentas, as técnicas e suas características.

Elizânia, a aluna sorteada com a tela feita com espátula

quarta-feira, 13 de março de 2013

Molhado no molhado

Conforme havíamos anunciado aqui no site, na última aula foi a vez dos alunos pintarem, desta vez usando a técnica do "Molhado no Molhado" (característica comum também na Alla Prima). Como o nome sugere, as cores são aplicadas na tela sobre as outras ainda molhadas, o que faz com que as cores se misturem e as pinceladas fiquem mais suaves.

Como a característica mais marcante do projeto "Ícones da música" foi a pintura de retratos em discos de vinil, estimulei os alunos a buscarem novas opções para servirem de tela, algo que faz com que o processo da pintura fique mais acessível e ecologicamente correto, uma vez que desta forma o objeto que teria o destino do lixão ganha o status de peça artística.

Vejam as fotos desta aula:


terça-feira, 5 de março de 2013

Nova técnica e sorteio da tela

No último sábado, a técnica da vez foi a Alla Prima! Uma técnica muito usada pelos impressionistas e que quer dizer "de primeira". Como muitos dos pintores da época tinham preferência pela pintura ao ar livre, como Monet, visando a observação das nuances do dia, começar e terminar uma pintura era algo essencial. Como de costume, a técnica foi passada e a tela que foi feita na hora pelo professor foi sorteada entre os alunos.

Desta vez a aluna sorteada foi Marivalda, que levou a pintura na técnica Alla Prima