Acrílico sobre vinil
--------------------------------------------------------------------
Nome: Joannes Chrysostomus Wolfgangus Theophilus Mozart
Naturalidade: Salzburgo – Áustria
¤ - 27/01/1756 † - 05/12/1791
--------------------------------------------------------------------
Mozart era um milagre divino… pelo menos era o que pensava Leopold, músico experiente e violinista afamado, sobre seu prodigioso filho caçula, que se tornaria mais tarde o mais influente compositor austríaco do período clássico. Logo nos primeiros anos de vida, Wolfgang já demonstrava incomum habilidade musical. Ao reconhecer este dom, Leopold não pensou duas vezes: abandonou suas pretensões pedagógicas e compositivas para dedicar-se à educação do filho e de sua irmã Nannerl, que também cedo manifestou extraordinários dotes musicais, porém demonstrava clara preferência por Wolfgang, que teve suas primeiras aulas de música aos 4 anos e já no ano seguinte, começava suas primeiras composições. Assim que se mostraram aptos para apresentações públicas, Leopold e seus filhos fizeram extensas viagens pela Europa, organizadas privadamente por ele com objetivos de consagrar seus filhos como gênios precoces e obter ganhos financeiros. Seus filhos fizeram inúmeros concertos, foram submetidos a testes, visitas de cortesia, contatos profissionais, entre tantos outros eventos entre a alta sociedade européia da época, paralelamente à continuidade de seus estudos em música e na instrução elementar. O cronograma dessas viagens eram exaustivas e por vezes cobraram caro da sua saúde.
Chegando à adolescência foi contratado como músico da corte em Salzburgo, porém as limitações da vida musical na cidade o impeliram a buscar um novo cargo em outras cortes, sem sucesso. Ao visitar Viena em 1781 com seu patrão, desentendeu-se com ele e solicitou demissão, optando por ficar na capital, onde conquistou fama, porém pouca estabilidade financeira por sua ineficiência em administrar seus ganhos. Chegou a dar algumas aulas de música e é possível que tenha dado algumas lições para o jovem Beethoven em sua primeira e curta visita a Viena.
Nota austríaca de 5000 xelins |
Foi autor de mais de seiscentas obras, muitas delas referenciais na música erudita. Sua produção foi louvada por todos os críticos de sua época, embora muitos a considerassem complexa demais e difícil, e estendeu sua influência sobre vários outros compositores ao longo de todo o século XIX e início do século XX. Hoje Mozart é visto pela crítica especializada como um dos maiores compositores do ocidente, conseguindo conquistar grande prestígio mesmo entre os leigos, e sua imagem se tornou um ícone popular. Nos seus últimos anos surgiram algumas sinfonias, concertos e óperas mais conhecidas, além de seu Réquiem. As circunstâncias de sua morte prematura deram origem a diversas lendas. Deixou uma esposa, Constanze, e dois filhos.
Veja abaixo uma compilação de cenas do filme "Amadeus" que conta a vida de Mozart, tendo como trilha sonora alguns de seus concertos para piano.
Imagens: Google
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pelo seu comentário, que será sempre bem vindo. Responderei assim que possível!