quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

The Beatles

Acrílico sobre vinil
--------------------------------------------------------------------
Integrantes: 
John Winston Lennon, James Paul McCartney,
George Harold Harrison e Richard Starkey (Ringo Starr).
Naturalidade: Liverpool – Inglaterra
☼ - 12/08/1960*           † - 10/04/1970** (* e ** - origem e término da banda)
--------------------------------------------------------------------

Os Beatles foram uma banda de rock britânica formada em Liverpool e um dos grupos musicais mais bem sucedidos e aclamados da história da música popular, a única banda retratada nesta exposição. O grupo tinha seu estilo enraizado no rock’n’roll dos anos 50, como a música de Elvis Presley, mas com o tempo assumiram diversos gêneros que passavam do folk ao rock psicodélico, incorporando elementos da música clássica e outros, em formas inovadoras e criativas. Sua crescente popularidade fez com que a imprensa britânica cunhasse o termo “Beatlemania”, o que fez com que crescessem em sofisticação. Os Beatles vieram a ser percebidos como a encarnação de ideais progressistas e sua influência se estendeu até as revoluções sociais e culturais da década de 60. A banda foi incluída coletivamente pela revista Time na lista das 100 pessoas mais influentes do século XX.


A história dos Beatles começa pela formação inicial com Lennon, McCartney, Harrison, Stuart Sutcliffe (baixo) e Pete Best (bateria), construindo sua reputação nos pubs de Liverpool e Hamburgo durante um período de três anos a partir de 1960. Sutcliffe deixou o grupo em 61 e Best foi substituído por Ringo em 62. Abastecida de equipamentos profissionais moldados por Brian Epstein, que depois se ofereceu para gerenciar a banda, e reforçado pela criatividade do produtor George Martin, os Beatles alcançaram sucesso imediato no Reino Unido com seu primeiro single "Love Me Do". Ganhando popularidade internacional a partir do ano seguinte, excursionaram extensivamente até 1966, quando se retiraram para trabalhar em estúdio até sua dissolução definitiva em 1970.


Cada músico então seguiu sua carreira independente. McCartney e Starr continuam ativos; Lennon foi morto em 1980 e Harrison morreu de câncer em 2001. Durante seus anos de estúdio, os Beatles produziram o que a crítica considera os seus melhores materiais, incluindo o álbum “Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band” (1967), amplamente visto como uma obra-prima. Quatro décadas após sua dissolução, sua música continua muito popular. O pioneirismo dos Beatles é também um atrativo a parte… entre outros feitos, a banda teve mais álbuns em número 1 nas paradas britânicas e venderam mais álbuns nos Estados Unidos do que qualquer outro artista. Foram os pioneiros a realizar um concerto de rock em um estádio para mais de 55 mil pessoas, foram os precussores do videoclipe e fizeram parte da primeira transmissão mundial ao vivo da história cantando a música “All You Need is Love”, acompanhados por um coral de artistas, como, por exemplo, Mick Jagger.

Veja abaixo o clip da música "Penny Lane":


Fonte: Wikipedia
Imagens: Google

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário, que será sempre bem vindo. Responderei assim que possível!