segunda-feira, 6 de maio de 2013

Ray Charles

Acrílico sobre vinil
--------------------------------------------------------------------
Nome: Ray Charles Robinson
Naturalidade: Albany / Geórgia – Estados Unidos
¤ - 23/09/1930           † - 10/06/2004
--------------------------------------------------------------------

Ray Charles foi um pianista pioneiro e cantor do gênero soul, formato que ajudou a definir ainda no fim dos anos 50, além de um inovador intérprete de Rhythm & Blues, gênero que deu origem ao rock’n’roll. Para evitar confusão com o famoso boxeador Sugar Ray Robinson, encurtou seu nome quando entrou na indústria do entretenimento. Considerado um dos maiores gênios da música negra americana, Ray Charles também foi um dos responsáveis pela introdução do ritmo gospel nas músicas de R&B.

Filho de Aretha Williams, funcionária de uma serraria, e Bailey Robinson, um reparador de ferrovia, mecânico e biscateiro, Ray cresceu na Flórida, em Greenville. Bailey teve mais três famílias, enquanto Aretha cuidava da família sozinha. Ray Charles não nasceu cego… perdeu totalmente a visão aos sete anos de idade, fato que ele nunca soube explicar exatamente. Existem suspeitas que sua cegueira surgiu devido a um glaucoma, enquanto outras fontes sugerem que Ray começou a perder a visão devido a uma infecção provocada por água com sabão nos seus olhos, que não foram devidamente tratados. Frequentou a Escola para Cegos e Surdos de Santo Agostinho, na Flórida, onde aprendeu a escrever músicas e tocar vários instrumentos musicais. Enquanto esteve por lá, sua mãe faleceu seguida por seu pai, dois anos mais tarde.

Ray Charles iniciou sua carreira tocando piano e cantando em grupos de gospel, no final dos anos 40. A princípio influenciado por Nat King Cole, trocou o gospel por baladas profanas e, após assinar com uma gravadora, enveredou pelo R&B. Quando o rock estourou com Elvis Presley em 1955, e cantores negros como Chuck Berry e Little Richard foram promovidos, Ray Charles aproveitou o espaço na mídia e lançou sucessos, reunindo elementos de R&B e gospel, o que abriu caminho para a soul music dos anos 60 e o tornou um astro reverenciado. A partir de então, embora sempre ligado ao soul, não se ateve a nenhum gênero musical negro específico: conviveu com o jazz, gravou baladas românticas e clássicos da canção americana. Apesar dos problemas com drogas que lhe prejudicaram a carreira, as interpretações de Ray Charles sempre foram apreciadas. Uma "aura" de genialidade reconhecida o acompanhou até o fim da vida, principalmente nas suas apresentações ao vivo.

Um notório mulherengo, Ray Charles casou-se duas vezes e foi pai de doze filhos com sete diferentes mulheres. Charles deu a cada um de seus filhos 1 milhão de dólares (sem impostos), um pouco antes de morrer. Faleceu aos 73 anos, em junho de 2004 na sua casa, onde estava com seus familiares, vítima de uma doença no fígado.


Fonte: Wikipedia
Imagens: Google

Um comentário:

Obrigado pelo seu comentário, que será sempre bem vindo. Responderei assim que possível!