quarta-feira, 29 de maio de 2013

João Gilberto

Acrílico sobre vinil
--------------------------------------------------------------------
Nome: João Gilberto Prado Pereira de Oliveira
Naturalidade: Juazeiro / BA – Brasil 
¤ - 10/06/1931
--------------------------------------------------------------------

Considerado como um gênio e uma lenda viva da MPB, foi um dos criadores da Bossa Nova, com Tom Jobim e Vinícius de Moraes. Faz raríssimas apresentações. Seus shows, quando anunciados, esgotam os ingressos nas primeiras horas de venda. Muito perfeccionista e dono de uma audição privilegiada, em seus shows não tolera celular, cochichos na platéia, ar-condicionado barulhento ou caixas de som desreguladas. Nascido na Bahia, na cidade de Juazeiro, João ganhou um violão aos 14 anos de idade, e, desde então, jamais o largou.


Na década de 1940, adorava escutar músicas dos mais variados estilos. Aos 18 anos, decidiu se mudar para Salvador com intenção de ser cantor de rádio. Em 1950, foi para o Rio de Janeiro e teve algum sucesso cantando no grupo Garotos da Lua, mas foi dispensado por indisciplina. Nesta época, passou algum tempo obcecado pela ideia de criar uma nova forma de expressar-se com o violão. Seu esforço finalmente foi recompensado e, após conhecer Tom Jobim – pianista e compositor acostumado à música clássica e a música norte-americana da época (principalmente o jazz) - e um grupo de músicos universitários de classe média, lançaram o movimento chamado “bossa nova”. A bossa nova é uma mistura do ritmo da percussão do samba numa forma simplificada e que pode ser tocada num violão (sem acompanhamento adicional), cuja técnica foi inventada por João Gilberto, tanto como sua forma de cantá-la. 


Apesar da fama, sua primeira gravação foi uma participação como violonista no disco de Elizeth Cardoso intitulado “Canção do Amor Demais“, composto por canções de Tom Jobim e Vinicius de Moraes. Pouco depois desta gravação, João Gilberto gravou seu primeiro disco, “Chega de Saudade”, cuja faixa-título foi sucesso no Brasil, lançando sua carreira. Teve muitos discos de sucesso a partir daí. Por volta de 1962, a bossa nova tinha sido adotada por músicos de jazz norte-americanos, tais como Charlie Byrd e Stan Getz. A convite de Getz, João Gilberto e Tom Jobim fizeram aquele que se tornou um dos melhores álbuns de jazz de todos os tempos, “Getz/Gilberto”. Com este álbum, a composição de Jobim "Garota de Ipanema" ("The Girl from Ipanema" em inglês) se tornou um sucesso mundial. Em 1976 casou-se pela segunda vez com a cantora Miúcha, da qual nasceu sua filha Bebel Gilberto, também cantora.

O cantor, que não faz shows desde 2008, ano em que se celebrou os 50 anos da bossa nova, cancelou em dezembro de 2011 por motivos de saúde, a sua turnê pelo Brasil, em celebração aos seus 80 anos. João, já com a idade avançada está impossibilitado por ordens médicas de fazer apresentações. Veja abaixo João Gilberto tocando Wave, numa apresentação ao vivo em Roma, em 1983, e que acabou virando o documentário "Bahia de todos os sambas".


Fonte: Wikipedia
Imagens: Google

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário, que será sempre bem vindo. Responderei assim que possível!