segunda-feira, 17 de junho de 2013

Bono Vox

Acrílico sobre vinil
--------------------------------------------------------------------
Nome: Paul David Hewson
Naturalidade: Dublin – Irlanda
¤ - 10/05/1960  
--------------------------------------------------------------------

Paul David Hewson, mais conhecido por seu nome artístico Bono Vox é um cantor irlandês, vocalista principal da banda de rock irlandesa U2, em atividade até hoje. Bono escreve todas as letras da banda, muitas vezes usando temas sociais, religiosos e políticos. Durante seus primeiros anos, as letras de Bono contribuíram para o tom espiritual e de rebeldia do U2. Como a banda amadureceu, suas letras se tornaram mais inspiradas por experiências pessoais compartilhadas com os membros da banda. Fora da banda, colaborou e gravou com vários artistas, como por exemplo, Frank Sinatra. Bono também é amplamente conhecido por seu ativismo relativo à África, para o qual ele co-fundou diversos órgãos. Organizou e tocou em vários shows beneficentes e se reuniu com políticos influentes pelo mundo. Foi nomeado para o prêmio Nobel da Paz em 2003, 2005 e 2006, e foi nomeado como "Personalidade do Ano" pela revista Time, conquistando outros prêmios e nomeações.


Filho de Iris e Brendan Robert Hewson, nasceu numa família religiosa. Aos 14 anos, viu sua mãe morrer vítima de um aneurisma cerebral, que inspirou algumas músicas importantes do U2. Durante sua infância e adolescência, Bono e seus amigos faziam parte de uma gangue de rua chamada Lypton Village, que tinha um ritual de apelidar seus membros, o que gerou o de Bono. Bono Vox é uma alteração de Bonavox, uma expressão latina que singnifica "boa voz", nome pelo qual é conhecido desde o final da década de 1970. Em 1976 entrou na banda U2. O grupo lançou 12 discos de estúdio e está na lista de artistas com maior arrecadação, tendo vendido mais de 150 milhões de discos em todo o mundo. Bono é conhecido por puxar os fãs do público para o palco para participar em shows da banda. Bono já ganhou inúmeros prêmios com o U2, incluindo 22 prêmios Grammy Awards, entre outros. Em novembro de 2008, a Rolling Stone classificou o cantor como um dos "32 Maiores de Todos os Tempos".

Bono se tornou muito conhecido também pela filantropia, graças ao seu sucesso em recrutar aliados poderosos, que englobam líderes de governo, instituições religiosas, organizações filantrópicas, a mídia popular e o mundo dos negócios, bem como para liderar novas redes de organizações de auxílio humanitário global que se ligam com o ativismo geopolítico e empresarial. Desde 1999, Bono tornou-se cada vez mais envolvido nas campanhas de terceiro-mundo para aliviar as dívidas e ações de sensibilização para a situação da África, incluindo a pandemia de AIDS. Recebeu diversos prêmios por sua luta e foi eleito pela revista Time como uma das "100 Pessoas Mais Influentes" em 2004 e em 2006. Bono é casado e tem quatro filhos.

Veja abaixo um vídeo em que Bono canta junto com Luciano Pavarotti um trecho de Ave Maria, adaptando para a canção uma nova letra.




Fonte: Wikipedia
Imagens: Google

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário, que será sempre bem vindo. Responderei assim que possível!