Projeto

O projeto "ÍCONES DA MÚSICA" é um conjunto de ações do artista plástico Eduardo Cambuí Junior que tem início com uma exposição de pinturas que tem como tema os grandes ícones da música nacional e internacional, independente de gênero, época e / ou região. Foram retratados diversos músicos que marcaram seu nome na história e que transcenderam o seu tempo, desempenhando, ainda hoje, o papel de referência na música. Nesta exposição são retratados artistas como Luiz Gonzaga, Chico Buarque, Elvis Presley, Noel Rosa, Renato Russo, John Lennon, Pixinguinha, Elis Regina, entre outros tantos, cada qual com um breve histórico.

A idéia que norteia este projeto é o entretenimento cultural como fonte educativa, numa região carente destes tipos de eventos, apesar da grande receptividade da população para o aspecto cultural. A cidade de Macaúbas / BA, situada na região sudoeste do Estado no território de identidade  da “Bacia do Paramirim”, tem como uma de suas principais características o talento natural de seu povo para a música.

Atualmente, o público jovem do território da Bacia do Paramirim tem se mostrado alheio aos grandes nomes da música e sua obra. É comum encontrar jovens que dizem desconhecer artistas que marcaram época. A exposição visa atender este público, principalmente o jovem, através da sua temática e do caráter peculiar do material das pinturas (acrílico sobre disco de vinil). A exposição acontece no Museu Regional de Macaúbas, integrado à Fundação Cultural Prof Mota, prédio histórico da cidade. A culminância do projeto se dará através de bate-papos em escolas locais sobre artes e sobre o projeto, além de um curso de introdução à pintura que será realizado no espaço da Fundação Cultural Prof Mota, visando capacitar o público apto para a produção artística e suas possibilidades, enquanto uma alternativa de fonte de renda, culminando numa mostra coletiva dos trabalhos produzidos pelos alunos.