terça-feira, 26 de abril de 2016

Roberto Carlos

Acrílico sobre vinil
--------------------------------------------------------------------
Nome: Roberto Carlos Braga
Naturalidade: Cachoeiro do Itapemirim / ES – Brasil 
¤ - 19/04/1941
--------------------------------------------------------------------

Roberto Carlos foi um dos primeiros ídolos jovens da cultura brasileira, liderando o primeiro grande movimento de rock feito no Brasil, a Jovem Guarda, mesmo nome do programa da TV Record que ele estrelava, ao lado de Wanderléa e Erasmo Carlos. Fez ainda três filmes inspirados na fórmula lançada pelos Beatles.  Sua popularidade o tornou conhecido no Brasil e na América Latina como “O Rei”. Em 2010, durante premiação em Nova Iorque, o então presidente da Sony Music intitulou-o “Rei da Música Latina”.

Nascido no interior do Espírito Santo, na cidade de Cachoeiro do Itapemirim, foi o quarto e último filho do relojoeiro Robertino Braga e da costureira Laura Moreira Braga. A família morava numa casa modesta no alto de uma ladeira no bairro do Recanto. Roberto tinha o apelido de Zunga. Aos seis anos, no dia da festa do padroeiro da cidade, foi atropelado por uma locomotiva a vapor e sua perna direita foi amputada um pouco abaixo do joelho, assunto que ele evita falar até os dias de hoje. Ainda criança aprendeu a tocar violão e piano - a princípio com sua mãe e depois no conservatório musical local. Apesar do sonho de ser arquiteto, dedicou-se à música. Cantou pela primeira vez em um programa infantil na Rádio Cachoeiro, aos nove anos, conquistando o primeiro lugar.

Roberto, Wanderléa e Erasmo Carlos
Na segunda metade dos anos cinquenta, Roberto Carlos mudou-se para Niterói e, seguindo a tendência juvenil da época, entrou em contato com um novo ritmo musical, o Rock, passando a ouvir Elvis Presley, Bill Haley, Chuck Berry, entre outros. Em 1957, com um grupo de amigos, formou o The Sputniks, junto com Tim Maia, entre outros, mas o grupo não durou muito. Nesta mesma época, conheceu Erasmo (Carlos) Esteves, que se tornaria seu maior parceiro musical. Após apresentações em boates, clubes e festas, conheceu Carlos Imperial, que o convidou para se apresentar no programa musical "Clube do Rock", da TV Tupi. No final daquela década, Roberto iniciava sua carreira. Sob influência do rock'n'roll, despontou no início da década de 1960 com composições próprias, geralmente feitas em parceria com o amigo Erasmo Carlos, e versões de sucessos do gênero, fundando as bases para o movimento do rock nacional.

Na virada para década de 1970, reformulou seu repertório e se tornou um cantor e compositor basicamente romântico, o que não modificou desde então. A partir dessa fase surgiram também composições de cunho religioso, algumas de sucesso. Atualmente continua se apresentando e produz anualmente um especial transmitido pela Rede Globo. Segundo a ABPD, Roberto Carlos é o artista solo com mais álbuns vendidos na história do Brasil, com mais de 120 milhões de cópias, batendo recordes de vendagem (em 1994 superou os números dos Beatles em vendas na América Latina), incluindo gravações em espanhol, inglês e italiano, em diversos países. Seu fã-clube é um dos maiores do mundo.

Vejam abaixo um vídeo da música "Negro Gato", gravada nos anos 60.


 


Fonte: Wikipedia
Imagens: Google

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário, que será sempre bem vindo. Responderei assim que possível!