sexta-feira, 9 de agosto de 2013

Cazuza

Acrílico sobre vinil
--------------------------------------------------------------------
Nome: Agenor de Miranda Araújo Neto
Naturalidade: Rio de Janeiro / RJ – Brasil
¤ - 04/04/1958           † - 07/07/1990
--------------------------------------------------------------------

Cazuza foi um artista que ganhou fama com a banda Barão Vermelho e foi considerado como um dos maiores compositores da música brasileira, conhecido por ser rebelde, boêmio e polêmico. Em 1989 declarou publicamente ter AIDS e sucumbiu à doença em 1990. Filho de João Araújo, produtor fonográfico, e de Lucinha Araújo, Cazuza recebeu o apelido muito novo. Sempre teve contato com a música. Influenciado desde pequeno por grandes nomes da MPB, preferia as canções dramáticas e melancólicas, como as de Cartola e Noel Rosa. Graças ao ambiente profissional do pai, cresceu cercado de artistas como Caetano Veloso, Elis Regina, Gal Costa, Gilberto Gil, João Gilberto, etc. Fez faculdade de comunicação em 1976, mas desistiu do curso logo depois, levando uma vida boêmia. Assim, João empregou o filho na gravadora Som Livre (da qual ainda é presidente), mas Cazuza não ficou muito tempo.


Em 1980, depois de um período nos Estados Unidos, retorna ao Brasil e ingressa num grupo teatral no Circo Voador, quando cantou em público pela primeira vez. Foi indicado pelo cantor e compositor Léo Jaime para integrar uma nova banda, o Barão Vermelho. Ao ser aceito, Cazuza mostra suas letras e começa a compor com Roberto Frejat, formando um repertório próprio e uma das duplas mais festejadas do rock brasileiro. Após ouvir a banda, o produtor e o diretor artístico da Som Livre convencem o relutante João Araújo a apostar no Barão. O primeiro disco é gravado em dois dias e lançado em 1982. Alguns shows depois, a banda voltou ao estúdio e com uma melhor produção gravou o segundo disco, lançado em 1983.

Num show no Canecão, Caetano Veloso apontou Cazuza como o maior poeta da geração e quando o cantor Ney Matogrosso regravou “Pro Dia Nascer Feliz”, a banda ganhou notoriedade, ganhando prêmios e vários sucessos. Durante ensaios para o quarto álbum, Cazuza deixou a banda buscando maior liberdade para compor e se expressar, seguindo carreira solo. Em 1985 lançou seu primeiro álbum, "Exagerado", que se tornou um dos maiores sucessos. Em 1987 descobriu ser portador da AIDS. Em 1988, Cazuza lança o disco “Ideologia”, álbum que foi premiado e que fez grande sucesso. Em 1989, Cazuza declarou publicamente que era soropositivo, ajudando assim a criar consciência em relação à doença e aos efeitos dela. Em 1990, Cazuza morre aos 32 anos por um choque séptico causado pela AIDS. Em apenas nove anos de carreira, Cazuza deixou 126 canções gravadas, 78 inéditas e 34 para outros intérpretes. Após sua morte, os pais fundaram a Sociedade Viva Cazuza, com a intenção de proporcionar uma vida melhor a crianças soropositivas através de assistência à saúde, educação e lazer.

Veja abaixo uma apresentação ao vivo de Cazuza cantando "Exagerado", um de seus primeiros sucessos de sua carreira solo e que acabou virando quase uma marca do estilo do próprio artista.


Fonte: Wikipedia
Imagens: Google

Um comentário:

  1. Edu, meu amigo querido, perdoe-me a demora em vir aqui, mas tive que viajar para muito longe...mil probleminhas, e quando volto para casa, encontro o meu pc "bichado", rsrs.
    Cazuza, será que ainda nascerão outros "cazuzas" nesse país tão problemático???
    Vou mandar isso aqui pro conserto e volto depois pra te curtir...mil beijinhos!!!

    ResponderExcluir

Obrigado pelo seu comentário, que será sempre bem vindo. Responderei assim que possível!