terça-feira, 12 de agosto de 2014

Bob Dylan

Acrílico sobre vinil
--------------------------------------------------------------------
Nome: Robert Allen Zimmerman
Naturalidade: Duluth / Minnesota - Estados Unidos
¤ - 24/05/1941
--------------------------------------------------------------------

Bob Dylan é um ídolo de várias gerações, que influenciou muitos artistas (como Raul Seixas, John Lennon, entre outros) e soube se reinventar, sempre surpreendendo público e crítica. Neto de imigrantes judeus russos, começou cantando em grupos de rock, imitando Little Richard e Buddy Holly. No período universitário, voltou-se para a folk music influenciado pela obra musical de Woody Guthrie. Em 2004, foi escolhido pela revista Rolling Stone, como o 2º melhor artista de todos os tempos, atrás somente dos Beatles, e sua canção "Like a Rolling Stone", foi escolhida como a melhor de todos os tempos. Em 2012, Dylan foi condecorado com a “Medalha Presidencial da Liberdade” pelo presidente dos Estados Unidos, Barack Obama. Fora da música, escreveu dois livros e também se aventurou nas artes visuais, tendo feito uma exposição em 2007 com 175 pinturas em aquarela e guache, num museu alemão famoso por abrigar obras de Munch e Picasso.


Bob passou boa parte da juventude ouvindo no rádio blues e country, e posteriormente, o rock. Na faculdade, mudou seu interesse para o folk, por considerá-lo com letras mais densas e que refletiam melhor a vida. Logo começou a tocar próximo da universidade e se viu envolvido no circuito folk local. Adotou o nome "Bob Dylan", influenciado pelo poeta Dylan Thomas e pela pronúncia parecida com a de seu sobrenome, Allen. Em 1961, abandonou a universidade e mudou-se para Nova Iorque, onde tocou em vários clubes, ganhando reputação, que culminou com sua contratação pela Columbia Records. Em 1962, mudou legalmente seu nome para Robert Dylan. Em 1963, visita o Reino Unido, onde tocou num programa de TV a recém criada "Blowin' in the Wind", música que ganharia diversas versões com outros artistas, como Joan Baez.

Quando parecia se fixar no folk, surpreendeu com canções mais pessoais, embaladas pela poesia beat e pela sonoridade eletrificada, acompanhado por uma banda de blues-rock, tornando-o aclamado pela crítica, mais influente entre artistas contemporâneos e com um público maior. Em 1968 lança álbuns com influência country. Em 74, junto com o grupo The Band, retorna a evidência e ao sucesso. Em 1977, se converte para o cristianismo voltando-se para o gospel, afastando-se do seu repertório clássico e compondo músicas de temáticas cristãs. Nos anos 80, retorna para suas raízes judaicas, voltando a interpretar as canções clássicas. Nestes anos, Dylan criou o costume de ficar um tempo recluso, longe dos holofotes, até lançar um disco que surpreende a todos, como aconteceu na década de 70, 80, 90 e 2000 (com o último disco lançado em 2006). Paira sobre seu nome uma aura de mito vivo.

Vejam abaixo uma das aparições de Bob Dylan na TV em 1963 cantando um de seus grandes sucessos, "Blowin' In The Wind".


Fonte: Wikipedia
Imagens: Google

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário, que será sempre bem vindo. Responderei assim que possível!