terça-feira, 11 de março de 2014

Noel Rosa

Acrílico sobre vinil
--------------------------------------------------------------------
Nome: Noel de Medeiros Rosa
Naturalidade: Rio de Janeiro / RJ – Brasil
¤ - 11/12/1910           † - 04/05/1937
--------------------------------------------------------------------

Noel Rosa foi um sambista, cantor, compositor, bandolinista, violonista brasileiro e um dos maiores e mais importantes artistas da música no Brasil. Teve contribuição fundamental na legitimação do samba entre a classe média e o rádio, principal meio de comunicação da época. Foi admirado por artistas das gerações seguintes, como por exemplo, Chico Buarque.


Noel Rosa nasceu de um parto complicado, sendo preciso intervir para salvar mãe e bebê. Além disso, nasceu com hipoplasia (desenvolvimento limitado) da mandíbula o que lhe tornou sua fisionomia bastante peculiar. Criado no bairro carioca de Vila Isabel, foi o primeiro filho do comerciante Manuel Garcia de Medeiros Rosa e da professora Martha de Medeiros Rosa, uma família de classe média. Adolescente, aprendeu a tocar bandolim de ouvido. Logo passou ao violão e tornou-se figura conhecida da boemia carioca. Entrou para a Faculdade de Medicina, mas logo desistiu diante da vida de artista, em meio ao samba e noitadas. Noel foi integrante de vários grupos musicais, como o Bando de Tangarás.

Em 1929, Noel arriscou suas primeiras composições, mas foi em 1930 que o sucesso chegou, com o lançamento de “Com que roupa?”, um samba bem-humorado que sobreviveu décadas e hoje é um clássico do cancioneiro brasileiro. Noel revelou-se um talentoso cronista do cotidiano, com canções que primam pelo humor e pela veia crítica. Também foi protagonista de uma curiosa polêmica travada através de canções com seu rival, Wilson Batista. Os dois compositores atacaram-se mutuamente em sambas agressivos e bem-humorados, que renderam bons frutos para a música brasileira. Casou-se em 1934 com uma moça da alta sociedade, Lindaura, mas era apaixonado mesmo por Ceci (Juraci Correia de Araújo), a prostituta do cabaré, sua amante de longa data. Fez para ela a música "Dama do Cabaré", inspirada em Ceci.

Noel passou os anos seguintes travando uma batalha contra a tuberculose. A vida boêmia, porém, nunca foi descartada, pois sempre voltava para o samba, à bebida e o cigarro, nas noites cariocas, cercado de muitas mulheres. Mudou-se com a esposa para Belo Horizonte e lá, Lindaura engravidou, mas sofreu um aborto, e não pôde mais ter filhos, por isso Noel não foi pai. Trabalhou na Rádio Mineira e entrou em contato com compositores amigos da noite, recaindo sempre na boêmia. De volta ao Rio, jurou estar curado, mas faleceu em sua casa no bairro de Vila Isabel em 1937, aos 26 anos, por consequência da doença que o perseguia desde sempre. Deixou sua esposa viúva e desesperada. Lindaura, sua mulher, e Dona Martha, sua mãe, cuidaram de Noel até o fim.

Cena do filme "Noel - Poeta da Vila"
Em 2006 foi lançado no Brasil o filme "Noel - Poeta da Vila", um drama sobre a vida do compositor, dirigido pelo diretor Ricardo Von Steen, que teve a ideia de filmar a vida de Noel após ganhar uma biografia do músico de presente do seu editor. Veja abaixo um vídeo com a música "Conversa de Botequim", interpretada pelo próprio Noel Rosa.

)

Fonte: Wikipedia
Imagens: Google

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário, que será sempre bem vindo. Responderei assim que possível!