segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Adoniran Barbosa

Acrílico sobre vinil - 2011
--------------------------------------------------------------------
Nome: João Rubinato 
Naturalidade: Valinhos / SP – Brasil 
¤ - 06/07/1912           † - 23/11/1982
--------------------------------------------------------------------

Adoniran Barbosa foi compositor, cantor, humorista e ator brasileiro, mas também um colecionador nato de amigos e apelidos. Cada situação por ele vivida o transformava num novo personagem de uma nova história, contando um pouco do típico modo de vida paulistano e suas dificuldades, transportadas para sua música onde cantava as passagens dessa vida sofrida, sempre juntando o paradoxo bom humor / realidade. Sétimo filho de Fernando e Ema Rubinato, imigrantes italianos de Veneza, cresceu numa família humilde. Aos dez anos de idade, sua certidão de nascimento foi adulterada para que pudesse trabalhar mais cedo (na época, a idade mínima para trabalhar era doze anos).

Mais tarde muda-se com a família para Jundiaí para trabalhar nos vagões de carga da estrada de ferro. E ele trabalhou em diversas funções desde então: foi entregador de marmitas, varredor, tecelão, pintor, encanador, etc. No Liceu de Artes e Ofícios, em Santo André, SP, torna-se ajustador mecânico e mais tarde, parte rumo a São Paulo para morar numa pensão e tentar ganhar a vida. Nesta época, o rapaz já compõe algumas músicas. Após participar de alguns programas de calouros, na Rádio Cruzeiro do Sul, consegue passar com o samba “Filosofia”, de Noel Rosa. Em 1933, ganha um contrato passando a cantar em um programa semanal de 15 minutos. Neste ano João passou a usar o nome artístico de Adoniran Barbosa, uma combinação do nome de um amigo de boemia com o nome de um sambista da época, ídolo seu.

Em 1935, após vencer um concurso carnavalesco da Prefeitura de São Paulo com uma música que se tornou sucesso, decide-se casar com Olga. O casamento durou pouco, mas dele nasce a única filha de Adoniran: Maria Helena. Em 1941 foi para a Rádio Record, onde fez humorismo e rádio-teatro, onde só sairia aposentado, em 1972. Lá criou tipos inesquecíveis como Jean Rubinet e Charutinho, entre outros. Em 1949 casou-se pela 2ª vez com Matilde de Lutiis, com quem permaneceu por mais de 30 anos. Também atuou no cinema no filme O Cangaceiro e fez novela na TV Tupi. Compôs inúmeros sucessos, quase sempre gravados pelos Demônios da Garoa, que mais tarde foram regravadas por artistas reconhecidos como Clara Nunes e Elis Regina. O reconhecimento, porém, veio somente em 1973, quando gravou seu primeiro disco e foi respeitado como grande compositor. Viveu com simplicidade e alegria, sempre de bom humor e apaixonado por São Paulo, em especial pelo bairro do Bixiga (Bela Vista), que ele retratou e cantou em muitas músicas. Adoniran deixou cerca de 90 letras inéditas. Mais do que sambista, Adoniran foi o cantor da integridade.

Veja abaixo um vídeo raríssimo onde Adoniran Barbosa tem a ilustre companhia de Elis Regina e mais tarde mostra um pouco do bairro do Bixiga para a cantora.


Fonte: Wikipedia e MPBNet
Imagens: Google

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário, que será sempre bem vindo. Responderei assim que possível!