sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Carlos Gardel

Acrílico sobre vinil - 2011
--------------------------------------------------------------------
Nome: Charles Romuald Gardès
Naturalidade: Toulouse / Midi-Pyrénées – França
☼ - 11/12/1890           † - 24/06/1935
--------------------------------------------------------------------

Carlos Gardel foi o mais famoso dos cantores de tango argentino, país ao qual chegou aos dois anos de idade e celebrado em toda a América Latina pela divulgação do tango. Seu lugar de nascimento, no entanto, constitui uma questão controversa. Alguns sustentam que Gardel teria nascido no interior do Uruguai no departamento de Tacuarembó, baseando-se em alguns documentos e matérias jornalísticas de época e seria filho do líder político local Carlos Escayola e de Maria Lelia Oliva, que tinha 13 anos. Outros dizem que Gardel teria nascido na cidade francesa de Toulouse, filho de pai ignorado e de Berthe Gardès (1865-1943). Gardel era esquivo sobre o tema e quando indagado dizia: "Nasci em Buenos Aires aos dois anos e meio de idade".

Sua carreira inicia-se ainda jovem como cantor sob o nome artístico de El Morocho, apresentando-se em cafés dos subúrbios de Buenos Aires. Sua primeira interpretação formal se dá no Teatro Nacional de Corrientes, no qual também se apresenta Don José Razzano, com quem forma uma parceria por vários anos. Pela sensualidade de sua voz, que encaixou muito bem à interpretação da milonga – gênero precursor do tango – torna-se conhecido a partir de "Mi noche triste" (1917). Foi uma das primordiais influências de Amália Rodrigues. Teve como importante parceiro musical o paulistano Alfredo Le Pera. Gravou mais de novecentas canções, entre tangos, fox-trots, fados, pasodobles e músicas folclóricas, vendendo milhares de discos na América Latina e Europa.

Trabalhou também como ator em alguns filmes de Hollywood, popularizando o gênero mundo afora. Grande apaixonado das corridas de cavalos, tratou de transportá-los para seus tangos, com destaque para o grande sucesso “Por una cabeza” (de sua autoria em parceria de Alfredo Le Pera), assim como outros tangos de outros autores sobre este tema. Também tratava de temas turísticos em suas músicas. Em 1928, Gardel era um estrondoso sucesso… cantava o tango em Paris, Nova Iorque e muitas outras cidades importantes do mundo, sempre atraindo multidões (principalmente na América Latina). Eram multidões dignas de Elvis Presley e Beatles. Gardel morreu num desastre de avião durante uma turnê, no auge de sua carreira, em Medellín, na Colômbia. Nesse acidente morreu também seu parceiro Alfredo Le Pera. Seus restos mortais encontram-se no cemitério de La Chacarita, na capital argentina. Em 2003, por proposta do governo uruguaio, a voz de Gardel foi gravada pela Unesco no Programa Memória do Mundo.


Fonte: Wikipedia
Imagens: Google

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário, que será sempre bem vindo. Responderei assim que possível!