quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Elis Regina

Acrílico sobre vinil - 2011
--------------------------------------------------------------------
Nome: Elis Regina Carvalho Costa
Naturalidade: Porto Alegre / Rio Grande do Sul – Brasil 
☼ - 17/03/1945           † - 19/01/1982
--------------------------------------------------------------------

Conhecida por sua presença de palco marcante, sua voz e sua personalidade, Elis Regina é considerada por muitos como a melhor cantora brasileira de todos os tempos. Ela inovou os espetáculos musicais no país, demonstrando emoções tão contrárias, como a melancolia e a felicidade, numa mesma apresentação. Elis Regina aventurou-se por muitos gêneros: da MPB, passando pela bossa nova, o samba, o rock e o jazz. Interpretando canções que ainda continuam famosas, registrou momentos de felicidade, amor, tristeza, patriotismo e ditadura militar no país. Já no samba consagrou músicas de Adoniran Barbosa, por exemplo. Notabilizou-se pela uniformidade vocal, primazia técnica e uma afinação a toda prova.

Filha de Romeu Costa e de Ercy Carvalho, Elis começou a cantar desde muito cedo, mas surgiu no cenário brasileiro nos festivais de música na década de 1960 e se interessava em desenvolver seu talento através de apresentações dramáticas. Seu estilo era muito influenciado pelos cantores do rádio, especialmente Ângela Maria, e a fez ser a grande revelação do festival da TV Excelsior em 1965, quando cantou "Arrastão" de Vinicius de Moraes e Edu Lobo. Tal feito lhe conferiu o título de primeira estrela da canção popular brasileira na era da TV. Enquanto outras cantoras da época como Maria Bethânia haviam se especializado e surgido em teatros, ela deu preferência aos rádios e televisões. Em 1964, foi para São Paulo onde teve sucesso com os espetáculos do “Fino da Bossa” e encontrou uma cidade efervescente onde conseguiria realização artística. Em 1967, casou-se com Ronaldo Bôscoli com quem teve o filho João Marcelo Bôscoli. Em sua carreira, cantou canções de músicos até então pouco conhecidos, como Milton Nascimento, Ivan Lins, Renato Teixeira, João Bosco, entre outros, ajudando a lançá-los e a divulgar suas obras, impulsionando-os no cenário musical.


Entre outras parcerias, são célebres os duetos que teve com Jair Rodrigues, Tom Jobim, Simonal, Rita Lee, Chico Buarque e, por fim, seu segundo marido, o pianista César Camargo Mariano, com quem teve os filhos Pedro Mariano e Maria Rita. Mariano também ajudou no arranjo de muitas músicas antigas, dando novas roupagens a elas. Sempre engajada politicamente, Elis participou de uma série de movimentos de renovação política e cultural brasileira, com voz ativa da campanha pela Anistia de exilados brasileiros. Elis Regina morreu precocemente em 1982, com apenas 36 anos, deixando uma vasta obra na MPB. Embora haja controvérsias e contestações, os exames comprovaram que havia morrido por conta da mistura de drogas e bebidas alcoólicas, e o fato chocou profundamente o país na época.


Durante a produção do retrato da Elis no LP
Sobre o processo de pintura, os discos de vinil que escolhi usar como tela foram de cursos de inglês que tinha aos montes em casa, infantis e algumas coletâneas, principalmente de pout-pourrit (música que conta com pequenos trechos de outras em sua execução).


Fonte: Wikipedia
Imagens: Google

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário, que será sempre bem vindo. Responderei assim que possível!