domingo, 25 de novembro de 2012

B. B. King

Acrílico sobre vinil - 2012
--------------------------------------------------------------------
Nome: Riley Ben King
Naturalidade: Itta Bena / Mississippi - Estados Unidos
¤ - 16/09/1925
--------------------------------------------------------------------

B. B. King é um dos mais reconhecidos guitarristas de Blues da atualidade, muitas vezes chamado o “Rei do Blues”. A abreviação "B. B." em seu nome significa Blues Boy, pseudônimo que ganhou como moderador na rádio WDIA. Foi considerado o sexto melhor guitarrista do mundo pela revista norte-americana Rolling Stone. Começou tocando a troco de moedas, na esquina da Igreja e chegou a tocar em quatro cidades diferentes aos sábados à noite. É bastante admirado por seus solos, que ao contrário de muitos guitarristas, prefere usar poucas notas. King teve uma infância difícil – aos 9 anos, vivia sozinho e colhia algodão, trabalho que lhe rendia 35 centavos de dólar por dia.

Em 1947, apenas com sua guitarra e $2,50 dólares no bolso, partiu para Memphis, cidade considerada ideal para a carreira musical, pois sustentava uma competitiva comunidade musical em que todos os estilos musicais negros eram ouvidos. Nomes como Lonnie Johnson, Charlie Christian e T-Bone Walker tornaram-se ídolos de B. B. King. A primeira grande oportunidade surgiu em 1948, quando atuou no programa de rádio de Sonny Boy Williamson. Daí pra frente surgiu apresentações regulares e um espaço na radio WDIA, que se tornou muito popular.

Em 1951, começou a fazer turnês nacionais sem parar, atingindo uma média de 275 concertos / ano. Só em 1956, King e a sua banda fizeram 342 concertos. Através das suas apresentações nos mais diferentes ambientes e lugares, B. B. King se tornou rapidamente o mais conceituado músico de Blues dos últimos 40 anos, desenvolvendo um dos mais identificáveis estilos musicais de guitarra, a nível mundial. Seu estilo foi inspirador para muitos guitarristas importantes de rock, como Jimi Hendrix, Eric Clapton, George Harrison e Jeff Beck, que foram apenas alguns dos que seguiram a sua técnica como modelo. Tocou com diversas bandas, como o Rolling Stones e o U2, tocou em inúmeros festivais e fez incontáveis concertos por todo o mundo. O "Rei dos Blues" totaliza mais de 90 países onde atuou até hoje.

Ao longo dos anos tem sido agraciado com diversos prêmios Grammy. Uma de suas marcas é chamar suas guitarras de "Lucille", costume que vem desde 1950, devido a um incêndio ocorrido num de seus shows provocado por uma briga por causa de uma tal “Lucille”. Escapou por um triz quando, durante o incêndio, voltou para buscar sua guitarra. Depois disso, adotou o costume para se lembrar de nunca mais fazer uma coisa daquelas. Uma vez perguntaram a John Lennon qual era sua maior ambição e ele respondeu que era tocar guitarra como B.B. King. Jimi Hendrix considerava BB King o melhor guitarrista do mundo.


Fonte: Wikipedia
Imagens: Google

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário, que será sempre bem vindo. Responderei assim que possível!