segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Elvis Presley

Acrílico sobre vinil - 2012
--------------------------------------------------------------------
Nome: Elvis Aaron Presley
Naturalidade: East Tupelo / Mississipi – Estados Unidos
☼ - 08/01/1935           † - 16/08/1977
--------------------------------------------------------------------

Elvis Presley sempre foi um artista de muitos títulos… desde “Elvis – a pelvis” pela maneira extravagante de dançar, como “a voz”, graças a uma de suas maiores virtudes e que atingia notas musicais de difícil alcance para um cantor popular, mas foi como “Rei do Rock” que Elvis ficou mundialmente conhecido. Com Scotty Moore e Bill Black, criou o rockabilly, fusão da música country com o rock’n’roll. Elvis tornou-se um dos maiores ícones da cultura popular mundial do século XX e mesmo 35 anos após sua morte, ainda mantém os recordes de hits nas paradas e de discos vendidos em todo o mundo. Sobrevivente de um parto difícil de gêmeos univitelinos, viveu o arraso que um furacão causou em sua cidade, fato que forçou a união entre brancos e negros em tempos de conflitos raciais no Mississipi. Seus primeiros anos foram duros… seu pai e seu irmão foram presos e a família foi despejada de casa.



Em 1945, Elvis participou de um concurso de talentos e conquistou o 2º lugar, mesmo ano em que ganhou um violão de seu pai. Em julho de 54 decide gravar um disco em estúdio e, num momento de descontração, cantou o blues That’s All Right, Mamma que entusiasmou Sam Philips, produtor musical. Gravou um compacto, que logo se tornou sucesso numa rádio de Memphis. Em pouco tempo seu sucesso cresceu, shows em outras cidades surgiram, assim como aparições na TV, até que em 1955 foi contratado pela gravadora RCA. Em 1956 tornou-se sensação internacional, com um som e estilo que sintetizavam suas influências, ameaçavam a sociedade conservadora de então e desafiava preconceitos. Seu pioneirismo transformador custou caro, sendo perseguido por diversos segmentos. Os brancos da classe dominante achavam-no vulgar e sua interface, o rock – “filho” do R&B – era uma música de negros para negros, e por isso, de valor menor. Já os negros, achavam que por ser uma música de origem negra, nenhum branco deveria representá-la, divulgá-la ou viver dela. Elvis tornou-se um alvo preferencial, mas soube superar tudo isto com seu carisma e talento.

Cartaz do filme "King Creole",
com Elvis Presley
Seja na música, na TV ou no cinema, sempre alcançou o sucesso. Em sua carreira, através da sua criatividade, quebrou diversas barreiras. Nos anos 70, enfrentou problemas pessoais e de saúde (hipocondríaco, se viciou em medicamentos), mas fez shows memoráveis. Participava de toda a construção musical e, ao contrário de artistas como os Beatles e Michael Jackson, nunca contou com a companhia de grandes produtores musicais. Sua morte, causada por um colapso fulminante associado a uma disfunção cardíaca, pegou todos de surpresa, causando uma enorme comoção pública.

Sobre a pintura, o vinil branco que serviu de tela e que muita gente estranha, na verdade era um LP infantil. Antigamente, muitos LPs infantis eram coloridos. Outra curiosidade é que algumas revistas especializadas em música (em meados dos anos 80), de vez em quando (bem de vez em quando) davam como brindes pequenos compactos (um mini LP com duas músicas), mas de um material inferior e maleável, como o acetato.



Fonte: Wikipedia
Imagens: Google

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário, que será sempre bem vindo. Responderei assim que possível!