quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Louis Armstrong

Acrílico sobre vinil - 2012
--------------------------------------------------------------------
Nome: Louis Daniel Armstrong
Naturalidade: Nova Orleans / Luisiana – Estados Unidos
¤ - 04/08/1901           † - 06/07/1971
--------------------------------------------------------------------

Considerado como a personificação do jazz, Louis Armstrong teve uma infância dura e ainda assim conseguiu êxito, com uma carreira bem sucedida e versátil. Foi cantor, compositor, instrumentista, trompetista, cornetista, saxofonista, escritor, letrista, arranjador, produtor musical, dramaturgo, artista plástico, ator, tenor, maestro e ativista político e social nos Estados Unidos. Tornou-se famoso tanto como cantor como solista, com o seu trompete. Armstrong nasceu numa família pobre. Seu pai, William Armstrong, abandonou a família quando Louis ainda era criança, o que obrigou sua mãe, Mary Albert Armstrong, a deixar Louis com os tios e sua avó por alguns anos. Ainda criança trabalhava como entregador de jornais e engraxate, mas o dinheiro que conseguia não era o suficiente para manter sua mãe longe da prostituição. Foi na escola em que teve seu primeiro contato com a música.


Desde então, entrava escondido em boates para ouvir e ver os cantores. Seu primeiro trompete foi comprado com a ajuda dos Karnofskys, uma família russo-judia considerada por ele como membros da família. Armstrong desenvolveu seu jeito de tocar trompete na banda “New Orleans Home for Colored Waifs” casa assistencial para onde era enviado por delinquência juvenil e onde também adquiriu educação musical.

A banda tocou por toda Nova Orleans e logo o rapaz chamou a atenção. No ano seguinte conseguiu seu primeiro emprego noturno tocando trompete, enquanto trabalhava durante o dia. Tocou frequentemente e ouviu os músicos mais velhos sempre que podia, aprendendo com Bunk Johnson e, acima de tudo, com Joe "King" Oliver, tido como um mentor para ele. Mais tarde, tocou nos “Riverboats” de Nova Orleans subindo e descendo o rio Mississipi, o que serviu para o amadurecimento do seu estilo.Criou um som único, o que o possibilitou cantar em suas performances, também conseguindo sucesso nestas músicas. Foi pioneiro ao mesclar o jazz com a música clássica, tocou com orquestras e tornou o seu estilo mais emocional e natural.

Soube superar a depressão dos anos 30, que atacou de forma violenta o jazz, com muitas bandas se desfazendo e até mesmo encerrando a carreira de alguns músicos. Casou-se quatro vezes e adotou uma criança, o filho de sua prima que morrera no parto. Com seu disco “Hello, Dolly!” (1964), se tornou a pessoa mais idosa a ficar no topo da lista de sucessos dos Estados Unidos, destronando os Beatles, que permaneciam por 14 semanas consecutivas em 1º lugar. Armstrong trabalhou até os seus últimos dias e morreu dormindo em sua casa, em Nova Iorque, em 6 de julho de 1971.


Fonte: Wikipedia
Imagens: Google

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário, que será sempre bem vindo. Responderei assim que possível!